Módulo I – Março de 2006 e Janeiro a Março 2007

por italo veridiano publicado 01/06/2011

CH

GE441 – História do Pensamento Geográfico

O processo de construção do conhecimento geográfico. O contexto político, econômico e social em que a Geografia se individualiza como ciência. Correntes positivistas tradicionais da Geografia.  Correntes neopositivistas. Corrente Crítica.

GE165 – Teoria e Métodos da Geografia

O conhecimento científico e suas especificidades. A pesquisa e o método científico na Geografia. Correntes filosóficas de orientações metodológicas: o positivismo clássico, o positivismo lógico, a dialética e a fenomenologia. Métodos de abordagens na Geografia: indutivo, dedutivo,  Abordagem Sistêmica, fenomenologia - hermenêutica e materialismo histórico e dialético.

GE153 – Climatologia Geral

A Climatologia no contexto da ciência geográfica. Metodologia da Climatologia; a atmosfera: sua estrutura e propriedades; elementos e fatores climáticos. Sistemas de circulação atmosférica. Classificações climáticas. Influências do clima nas paisagens e a interferência destas sobre o clima

4-1-0

LE 060 – Língua Portuguesa I

Ortografia; Pontuação; Colocação Pronominal; Concordância Nominal e Verbal. Regência e adjetivos. Prática de leitura e análise de textos. Estrutura básica de composição. Prática de produção de textos.

GE133 – Metodologia da Pesquisa em Geografia

Organização do trabalho acadêmico e científico. Técnicas de pesquisa de campo, bibliográfica e documental. Manuseio de instrumentos relacionados à pesquisa geográfica.

ME 254- Informática

Estrutura geral do computador. Utilização de programas. Arquivos e dados. Sistema operacional e internet.

EN 340 – Fundamentos de Geologia

A Terra: Constituição do Globo Terrestre – Eras e Períodos geológicos – Minerais: Propriedades e importância dos minerais – Rochas Magmáticas, Sedimentares e Metamórficas – O Intemperismo. Tipos de Intemperismo e importância – Águas continentais do subsolo e de superfície. Vulcanismo – Epirogênese – Perturbações das Rochas – A origem das montanhas.

CA 400 – Fundamentos de Pedologia

Solo: definição e gênese. Processos de formação dos solos. Morfologia (características, perfis). Propriedades físicas e químicas. Os principais solos brasileiros e ocorrência na Amazônia. Atividade de laboratório e de campo.

ED451 – Educação e Sociedade

A institucionalização da educação escolar e a evolução da escola na sociedade moderna. A relação educação e sociedade e as diferentes formas de interpretação das funções e finalidades formativas da escola.

ED - Investigação e Prática Pedagógica I

A especificidade da pesquisa em Educação. O estudo sistemático do cotidiano escolar e a sua inter-relação com a prática pedagógica.

1-2-0

GE085 – Biogeografia Geral

Introdução à Biogeografia. Repartição Geográfica dos Organismos e suas Causas. Estudo Biológico das Relações dos Seres Vivos com o Ambiente em que Vivem. Estudo dos Organismos através das Comunidades em suas condições Naturais. As Grandes Formações Biológicas do Globo.

4-1-0