Módulo III – Janeiro a março de 2009

por italo veridiano publicado 01/06/2011

C/H

GE435 – Geografia das Indústrias, do Comércio e dos Serviços

Origem e trajetória do fenômeno industrial. Peculiaridades na universalização das atividades industriais. Elementos responsáveis pela estruturação do espaço industrial. Análise do Sistema de transporte e das atividades de serviços e comercio referentes aos vários estágios da economia e distribuição espacial.

4-1-0

GE181 – Geografia Urbana

Bases conceituais da geografia urbana. Processo de urbanização. Espaço urbano. Questão urbana no Acre e no Brasil.

2-1-0

ED896 – Investigação e Prática Pedagógica

Seleção e análise de temas de estudo relacionados à organização do sistema de ensino e da escola nos aspectos gestão, financiamentos, programas de desenvolvimento da educação e projeto político pedagógico. Análise desses temas na atividade docente na área de formação.

0-2-0

GE405 –  Regionalização e Regiões do  Brasil

Bases teóricas e conceituais da divisão regional no Brasil. A divisão regional atual. Estudo do processo de formação da região Nordeste e Centro-Sul.

3-1-0

ED540 – Fundamentos da Educação Especial

Caracterização. Conceitos e objetivos. Aspectos filosóficos, princípios norteadores e modalidades de atendimento. Abordagens didáticas para portadores de necessidade especiais.

GE375 – Ecologia, Sociedade e Geografia

Noções de Ecologia. Reflexões geográficas e ecológicas sobre a inter-relação sociedade-natureza: transversalidades e transdisciplinalidades do tema. A questão ecológica numa sociedade de consumo: desenvolvimento e sustentabilidade.

GE470 – Geografia do Espaço Natural Brasileiro

O espaço natural do Brasil: abordagem geológica, geomorfológica, climatológica, hidrográfica e formações vegetais. Diferenciações de paisagens.

GE211 – Geografia Política e Geopolítica

Geografia Política e Geopolítica Clássica e Contemporânea. Fronteiras, limites e Territórios internacionais, nacionais e regionais. O Estado e o poder. Regionalismos, territorialidades e classes sociais.

GE460 – Investigação e Prática Pedagógica em Geografia I

Abordagens da geografia escolar. Diagnóstico da situação no Ensino Fundamental e Médio.

0-2-0