Módulo IV – Janeiro a março de 2010

por italo veridiano publicado 01/06/2011

C/H

GE440 – Fundamentos do Ensino em Geografia

Parâmetros Curriculares Nacionais em Geografia e os temas transversais. Planejamento Educacional e Geografia.

2-2-0

GE461 – Investigação e Prática Pedagógica em Geografia II

Elaboração de estratégias de ensino a partir das temáticas definidas em Investigação  Prática Pedagógica I

0-2-0

ED532 – Didática Aplicada

Objetivos e finalidades do ensino da área específica de formação. Estudo e planejamento de situações didáticas: conteúdos curriculares, metodologias de ensino, materiais curriculares e didáticos e avaliação.

3-1-0

GE256 – Geomorfologia Fluvial

Geomorfologia fluvial e a organização do espaço. Ambientes fluviais e a questão ambiental.

2-1-0

ED417 – Organização Curricular e Gestão da Escola

A produção teórica sobre currículo no Brasil. As políticas educacionais e os processos de organização e gestão da escola. O currículo como organização geral da escola. Os níveis formais e reais de realização curricular. As orientações curriculares do Ensino Fundamental e Médio. A gestão democrática da escola e o projeto político pedagógico.

4-0-0

GE406 – Regionalização do Espaço Mundial

Questões teóricas sobre a regionalização do espaço mundial. Internacionalização, imperialismo e mundialização do capital. Integração regional (formação de blocos econômicos) e a geopolítica mundial no final do século XX e início do século XXI. Globalização e reordenamento territorial. Produção e organização do espaço mundial. África, Ásia, América e Europa.

4-1-0

GE424 – Estágio Curricular  Supervisionado em Geografia I

Iniciação ao desenvolvimento de atividades docentes na área de Geografia: acompanhamento da prática docente. Auxiliar o professor regente nas atividades docentes: planejamento, seleção e organização de recursos didáticos e avaliação em Geografia, para as séries finais do Ensino Fundamental e Médio e outras modalidades de ensino.

0-0-2

GE125 – Produção do Espaço Econômico

Conceitos e Objeto de Estudo. A Economia no Espaço Geográfico. A Mão-de-Obra na Atividade Econômica. A Produção de Energia. Comércio e Mercado. Sistemas de Circulação.

4-0-0