Histórico e Formação
O Curso de Licenciatura Plena em Geografia da UFAC tem sua origem no início da década de 1970, quando foi criado o Curso de Licenciatura Curta em Estudos Sociais.
Em 1978 o Curso de Estudos Sociais foi reformulado e criado o curso de Licenciatura Plena em Geografia, através da portaria n.º 7.627 de 12-12-1978 do Conselho Federal de Educação, o qual foi reconhecido pelo Decreto Presidencial n.º 83.151 de 12-02-1979.
De 1978 até 1994 o curso se restringiu à sede, sendo expandido para o interior do Estado em 1995, com a oferta da primeira turma no município de Brasiléia, como conseqüência das transformações econômicas, políticas e sociais, ocorridas no país, durante a década de 90, que culminaram com a reforma educacional, iniciada com a nova Lei de diretrizes e Bases da Educação, aprovada em 1996, gerando a demanda da formação em nível superior dos profissionais da educação.
Em 2001, foi implementado um grande programa de formação docente na área das licenciatura voltado para a formação, em um primeiro momento, na zona urbana, onde o curso de Licenciatura em Geografia foi ofertado em seis pólos: Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó, Sena Madureira, Senador Guiomard e Xapuri.
Em 1996, o curso passou a ser ofertado para atender à demanda de formação dos profissionais que atuam na Zona Rural dos pólos de Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Sena Madureira, Rio Branco, Senador Guiomard e Brasiléia.
Ao longo dessa trajetória, o curso passou por diversas atualizações em seu Projeto Político Pedagógico, para continuar formando profissionais em Geografia capazes de representar e interpretar a realidade de forma crítica e com competência científica para organizar, produzir e transmitir conhecimentos aplicáveis a diferentes níveis de ensino, na formação de cidadãos e de profissionais capazes de atuar na realidade de cada momento histórico.