3º Período
Cód/Disciplina |
Ementa |
C/H |
Créditos |
---|---|---|---|
CFCH205 – Geomorfologia Estrutural e Climática |
A Geomorfologia no contexto da ciência geográfica. Relevos estruturais e organização espacial. Mecanismo morfoclimático. Paleoclimas e paleoformas. As grandes zonas morfoclimáticas da Terra. Domínios morfoclimáticos do Brasil. |
90 |
4-1-0 |
CFCH210 – Formação Econômica e Territorial Brasileira |
A expansão dos domínios luso e espanhol em terras americanas. Bases histórico-geográficas da ocupação do espaço brasileiro. As atividades econômicas e a formação territorial brasileira. A delimitação das fronteiras políticas. |
60 |
4-0-0 |
CFCH156 – Geografia Urbana |
Bases conceituais da geografia urbana. Processo de urbanização. Espaço urbano. Questão urbana no Acre e no Brasil. |
60 |
2-1-0 |
CFCH160 – Geografia da População |
População mundial, nacional e regional. Estruturas, composições, densidades, mobilidades e movimentos populacionais; emigração, imigração e migração: topofilia, topofobia, identidade, alteridade, etnias e classes sociais. A população, a política, a economia, os territórios e os lugares. |
60 |
2-1-0 |
CFCH204 – Cartografia Temática |
Alfabetização cartográfica. Linguagens cartográficas. Representações gráficas do espaço geográfico. Elaboração, análise e interpretação de representações espaciais. Fundamentação para o tratamento gráfico das informações. |
60 |
2-1-0 |
CELA208 – Psicologia da Educação XII |
Estudo do processo de desenvolvimento psicológico a partir das tendências associacionistas e mediacionais. A promoção do desenvolvimento do processo cognitivo e da aprendizagem. As práticas educativas escolares, familiares e sociais como promotores dos processos de desenvolvimento psicológico e aprendizagem. |
60 |
4-0-0 |
CELA275 – Investigação e Prática Pedagógica |
Seleção e análise de temas de estudo relacionados à organização do sistema de ensino e da escola nos aspectos gestão, financiamentos, programas de desenvolvimento da educação e projeto político pedagógico. Análise desses temas na atividade docente na área de formação. |
60 |
0-2-0 |