6º Período
Cód/Disciplina |
Ementa |
C/H |
Créditos |
---|---|---|---|
CFCH230 – Investigação e Prática Pedagógica em Geografia II |
Elaboração de estratégias de ensino a partir das temáticas definidas em Investigação Prática Pedagógica I |
60 |
0-2-0 |
CFCH206 – Geomorfologia Fluvial |
Geomorfologia fluvial e a organização do espaço. Ambientes fluviais e a questão ambiental. |
60 |
2-1-0 |
CFCH233 – Estágio Curricular Supervisionado em Geografia I |
Iniciação ao desenvolvimento de atividades docentes na área de Geografia: acompanhamento da prática docente. Auxiliar o professor regente nas atividades docentes: planejamento, seleção e organização de recursos didáticos e avaliação em Geografia, para as séries finais do Ensino Fundamental e Médio e outras modalidades de ensino. |
90 |
0-0-2 |
CFCH215 – Geografia Regional do Mundo II |
Produção e organização do espaço regional mundial: África, Ásia, América e Europa. Imperialismo e fragmentação do espaço. Colonização e descolonização da África. A colonização, independência e integração regional na América Latina. Conflitos e territorialidades no Oriente Médio. O extremo Oriente. A China no contexto atual. |
60 |
4-0-0 |
CFCH209 – Fundamentos de Sensoriamento Remoto |
Fundamentação teórica das técnicas de SeRe fotográfico e imageador. Introdução às técnicas de interpretação. Análise e aplicação de dados de SeRe. O espectro eletromagnético e características espectrais dos elementos da paisagem. Sensoriamento Remoto como ferramenta didático-pedagógica. |
60 |
2-1--0 |
CFCH170 – Geografia da Amazônia |
A formação política, social, territorial e econômica da região. Regionalizações. Imbricações do social e do natural na produção do espaço amazônico. Desenvolvimento regional e potencialidades amazônicas. |
60 |
4-0-0 |
CELA178 – Profissão Docente: identidade, carreira e desenvolvimento profissional |
A construção da identidade profissional: relações de gênero, classe e as representações sócio-culturais da profissão. Profissionalização, choque de realidade e socialização profissional. O magistério como carreira: acesso, progressão e organização sindical. Absenteismo e mal estar docente. |
60 |
4-0-0 |