Ementas
Módulo I – Março de 2006 e Janeiro a Março 2007
Disciplina |
Ementa |
CH |
Créditos |
---|---|---|---|
GE441 – História do Pensamento Geográfico |
O processo de construção do conhecimento geográfico. O contexto político, econômico e social em que a Geografia se individualiza como ciência. Correntes positivistas tradicionais da Geografia. Correntes neopositivistas. Corrente Crítica. |
60 |
4-0-0 |
GE165 – Teoria e Métodos da Geografia |
O conhecimento científico e suas especificidades. A pesquisa e o método científico na Geografia. Correntes filosóficas de orientações metodológicas: o positivismo clássico, o positivismo lógico, a dialética e a fenomenologia. Métodos de abordagens na Geografia: indutivo, dedutivo, Abordagem Sistêmica, fenomenologia - hermenêutica e materialismo histórico e dialético. |
60 |
4-0-0 |
GE153 – Climatologia Geral |
A Climatologia no contexto da ciência geográfica. Metodologia da Climatologia; a atmosfera: sua estrutura e propriedades; elementos e fatores climáticos. Sistemas de circulação atmosférica. Classificações climáticas. Influências do clima nas paisagens e a interferência destas sobre o clima |
90 |
4-1-0 |
LE 060 – Língua Portuguesa I |
Ortografia; Pontuação; Colocação Pronominal; Concordância Nominal e Verbal. Regência e adjetivos. Prática de leitura e análise de textos. Estrutura básica de composição. Prática de produção de textos. |
60 |
4-0-0 |
GE133 – Metodologia da Pesquisa em Geografia |
Organização do trabalho acadêmico e científico. Técnicas de pesquisa de campo, bibliográfica e documental. Manuseio de instrumentos relacionados à pesquisa geográfica. |
60 |
2-1-0 |
ME 254- Informática |
Estrutura geral do computador. Utilização de programas. Arquivos e dados. Sistema operacional e internet. |
60 |
2-1-0 |
EN 340 – Fundamentos de Geologia |
A Terra: Constituição do Globo Terrestre – Eras e Períodos geológicos – Minerais: Propriedades e importância dos minerais – Rochas Magmáticas, Sedimentares e Metamórficas – O Intemperismo. Tipos de Intemperismo e importância – Águas continentais do subsolo e de superfície. Vulcanismo – Epirogênese – Perturbações das Rochas – A origem das montanhas. |
60 |
4-0-0 |
CA 400 – Fundamentos de Pedologia |
Solo: definição e gênese. Processos de formação dos solos. Morfologia (características, perfis). Propriedades físicas e químicas. Os principais solos brasileiros e ocorrência na Amazônia. Atividade de laboratório e de campo. |
60 |
2-1-0 |
ED451 – Educação e Sociedade |
A institucionalização da educação escolar e a evolução da escola na sociedade moderna. A relação educação e sociedade e as diferentes formas de interpretação das funções e finalidades formativas da escola. |
60 |
4-0-0 |
ED - Investigação e Prática Pedagógica I |
A especificidade da pesquisa em Educação. O estudo sistemático do cotidiano escolar e a sua inter-relação com a prática pedagógica. |
75 |
1-2-0 |
GE085 – Biogeografia Geral |
Introdução à Biogeografia. Repartição Geográfica dos Organismos e suas Causas. Estudo Biológico das Relações dos Seres Vivos com o Ambiente em que Vivem. Estudo dos Organismos através das Comunidades em suas condições Naturais. As Grandes Formações Biológicas do Globo. |
90 |
4-1-0 |
Módulo II – Janeiro a março de 2008
Disciplina |
Ementa |
C/H |
Créditos |
---|---|---|---|
LE 242 – Língua Espanhola Instrumental |
Gramática elementar intermediária, aplicada a textos relativos à área de estudo. Leitura e compreensão de textos |
60 |
2-1-0 |
GE-064 – Cartografia V
|
Histórico da cartografia. Elementos básicos para representação de superfície terrestre (coordenadas geográficas, projeções gráficas, escala e linguagem cartográfica). Leitura e interpretação de mapas e cartas. Cartometria. Perfil topográfico. Gráficos. |
90 |
4-1-0 |
GE255 – Geomorfologia Estrutural e Climática |
A Geomorfologia no contexto da ciência geográfica. Relevos estruturais e organização espacial. Mecanismo morfoclimático. Paleoclimas e paleoformas. As grandes zonas morfoclimáticas da Terra. Domínios morfoclimáticos do Brasil. |
90 |
4-1-0 |
ED334 – Organização da Educação Básica e Legislação do Ensino III |
A Educação Básica – Educação Infantil. Ensino Fundamental e Médio – no contexto das políticas educacionais e da legislação de ensino: LDBEN 9394-96, PNE Lei 9224/96-FUNDEF e Legislação estadual do ensino. |
60 |
4-0-0 |
GE281 – Formação Econômica e Territorial Brasileira |
A expansão dos domínios luso e espanhol em terras americanas. Bases histórico-geográficas da ocupação do espaço brasileiro. As atividades econômicas e a formação territorial brasileira. A delimitação das fronteiras políticas. |
60 |
4-0-0 |
GE192 – Geografia Agrária |
Paradigmas do estudo do campo. Relações de produção socioeconômicas e questões socioambientais agrárias. Produções econômicas, sociais e territoriais agrárias brasileiras. O trabalhador familiar rural face à resistência e luta pela terra. |
60 |
2-1-0 |
GE171 – Geografia da População |
População mundial, nacional e regional. Estruturas, composições, densidades, mobilidades e movimentos populacionais; emigração, imigração e migração: topofilia, topofobia, identidade, alteridade, etnias e classes sociais. A população, a política, a economia, os territórios e os lugares. |
60 |
2-1-0 |
ED521 – Psicologia da Educação XII |
Estudo do processo de desenvolvimento psicológico a partir das tendências associacionistas e mediacionais. A promoção do desenvolvimento do processo cognitivo e da aprendizagem. As práticas educativas escolares, familiares e sociais como promotores dos processos de desenvolvimento psicológico e aprendizagem. |
60 |
4-0-0 |
ED578 – Investigação e Prática Pedagógica IX |
Atividade de cunho investigativo realizada através da observação e reflexão com ênfase na sala de aula, visando vivenciar e experienciar atividades com o professor da escola: planejamento de ensino (reuniões pedagógicas, organização de situações de ensino e aprendizagem, seleção de materiais curriculares, avaliação), em escolas de Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio. |
60 |
0-2-0 |
GE450 – Teoria da Região e Regionalização |
As categorias de análise em Geografia. A região em geografia e suas perspectivas. Critérios de regionalização. Classificação das Regiões. Organização e reorganização do espaço regional |
60 |
4-0-0 |
Módulo III – Janeiro a março de 2009
Disciplina |
Ementa |
C/H |
Créditos |
---|---|---|---|
GE435 – Geografia das Indústrias, do Comércio e dos Serviços |
Origem e trajetória do fenômeno industrial. Peculiaridades na universalização das atividades industriais. Elementos responsáveis pela estruturação do espaço industrial. Análise do Sistema de transporte e das atividades de serviços e comercio referentes aos vários estágios da economia e distribuição espacial. |
90 |
4-1-0 |
GE181 – Geografia Urbana |
Bases conceituais da geografia urbana. Processo de urbanização. Espaço urbano. Questão urbana no Acre e no Brasil. |
60 |
2-1-0 |
ED896 – Investigação e Prática Pedagógica |
Seleção e análise de temas de estudo relacionados à organização do sistema de ensino e da escola nos aspectos gestão, financiamentos, programas de desenvolvimento da educação e projeto político pedagógico. Análise desses temas na atividade docente na área de formação. |
60 |
0-2-0 |
GE405 – Regionalização e Regiões do Brasil |
Bases teóricas e conceituais da divisão regional no Brasil. A divisão regional atual. Estudo do processo de formação da região Nordeste e Centro-Sul. |
75 |
3-1-0 |
ED540 – Fundamentos da Educação Especial |
Caracterização. Conceitos e objetivos. Aspectos filosóficos, princípios norteadores e modalidades de atendimento. Abordagens didáticas para portadores de necessidade especiais. |
60 |
4-0-0 |
GE375 – Ecologia, Sociedade e Geografia |
Noções de Ecologia. Reflexões geográficas e ecológicas sobre a inter-relação sociedade-natureza: transversalidades e transdisciplinalidades do tema. A questão ecológica numa sociedade de consumo: desenvolvimento e sustentabilidade. |
60 |
4-0-0 |
GE470 – Geografia do Espaço Natural Brasileiro |
O espaço natural do Brasil: abordagem geológica, geomorfológica, climatológica, hidrográfica e formações vegetais. Diferenciações de paisagens. |
60 |
4-0-0 |
GE211 – Geografia Política e Geopolítica |
Geografia Política e Geopolítica Clássica e Contemporânea. Fronteiras, limites e Territórios internacionais, nacionais e regionais. O Estado e o poder. Regionalismos, territorialidades e classes sociais. |
60 |
4-0-0 |
GE460 – Investigação e Prática Pedagógica em Geografia I |
Abordagens da geografia escolar. Diagnóstico da situação no Ensino Fundamental e Médio. |
60 |
0-2-0 |
Módulo IV – Janeiro a março de 2010
Disciplina |
Ementa |
C/H |
Créditos |
---|---|---|---|
GE440 – Fundamentos do Ensino em Geografia |
Parâmetros Curriculares Nacionais em Geografia e os temas transversais. Planejamento Educacional e Geografia. |
90 |
2-2-0 |
GE461 – Investigação e Prática Pedagógica em Geografia II |
Elaboração de estratégias de ensino a partir das temáticas definidas em Investigação Prática Pedagógica I |
60 |
0-2-0 |
ED532 – Didática Aplicada |
Objetivos e finalidades do ensino da área específica de formação. Estudo e planejamento de situações didáticas: conteúdos curriculares, metodologias de ensino, materiais curriculares e didáticos e avaliação. |
75 |
3-1-0 |
GE256 – Geomorfologia Fluvial |
Geomorfologia fluvial e a organização do espaço. Ambientes fluviais e a questão ambiental. |
60 |
2-1-0 |
ED417 – Organização Curricular e Gestão da Escola |
A produção teórica sobre currículo no Brasil. As políticas educacionais e os processos de organização e gestão da escola. O currículo como organização geral da escola. Os níveis formais e reais de realização curricular. As orientações curriculares do Ensino Fundamental e Médio. A gestão democrática da escola e o projeto político pedagógico. |
60 |
4-0-0 |
GE406 – Regionalização do Espaço Mundial |
Questões teóricas sobre a regionalização do espaço mundial. Internacionalização, imperialismo e mundialização do capital. Integração regional (formação de blocos econômicos) e a geopolítica mundial no final do século XX e início do século XXI. Globalização e reordenamento territorial. Produção e organização do espaço mundial. África, Ásia, América e Europa. |
90 |
4-1-0 |
GE424 – Estágio Curricular Supervisionado em Geografia I |
Iniciação ao desenvolvimento de atividades docentes na área de Geografia: acompanhamento da prática docente. Auxiliar o professor regente nas atividades docentes: planejamento, seleção e organização de recursos didáticos e avaliação em Geografia, para as séries finais do Ensino Fundamental e Médio e outras modalidades de ensino. |
90 |
0-0-2 |
GE125 – Produção do Espaço Econômico |
Conceitos e Objeto de Estudo. A Economia no Espaço Geográfico. A Mão-de-Obra na Atividade Econômica. A Produção de Energia. Comércio e Mercado. Sistemas de Circulação. |
60 |
4-0-0 |
Módulo V – Janeiro a março de 2011
Disciplina |
Ementa |
C/H |
Créditos |
---|---|---|---|
GE462 – Investigação e Prática Pedagógica em Geografia III |
Elaboração de Material Didático em Geografia: Organização e Execução de “oficinas pedagógicas” . |
90 |
0-3-0 |
ED840 – Profissão Docente: identidade, carreira e desenvolvimento profissional |
A construção da identidade profissional: relações de gênero, classe e as representações sócio-culturais da profissão. Profissionalização, choque de realidade e socialização profissional. O magistério como carreira: acesso, progressão e organização sindical. Absenteismo e mal estar docente. |
60 |
4-0-0 |
GE425 – Estágio Curricular Supervisionado em Geografia II |
Desenvolvimento de atividades docente na área de Geografia: planejamento de aula, regência e avaliação das atividades de ensino em Geografia, nas séries finais do Ensino Fundamental. |
135 |
0-0-3 |
GE475 – Geografia dos Recursos Naturais e Meio Ambiente |
Introdução ao estudo dos Recursos Naturais e Meio Ambiente. Recursos Naturais Renováveis. Recursos Naturais Não Renováveis. Manejo de Recursos naturais. Estudo de Caso: Manejo de Recursos Florestais. |
60 |
4-0-0 |
GE232 – Geografia da Amazônia |
A formação política, social, territorial e econômica da região. Regionalizações. Imbricações do social e do natural na produção do espaço amazônico. Desenvolvimento regional e potencialidades amazônicas. |
60 |
4-0-0 |
GE113 – Geografia do Acre |
Formação política, social, territorial e econômica do Acre. Caracterização geoecológica e sua otimização na ocupação socioeconômica da região acreana. Regionalizações e expressões das cidades. Conflitos e dinâmicas territoriais recentes: expansão da fronteira econômica agropecuária, resistência dos trabalhadores rurais e alternativas sustentáveis de desenvolvimentos. |
60 |
2-1-0 |
GE426 – Estágio Curricular Supervisionado em Geografia III |
Desenvolvimento de Atividades Docente na área de Geografia: Planejamento de aula, Regência e Avaliação das Atividades de Ensino em Geografia, no Ensino Médio e outras modalidades de ensino. |
180 |
0-0-4 |