Ementas (Versão 2006/2008)

por italo publicado 30/05/2011 , Última modificação 16/09/2024

1º Período

por italo veridiano publicado 30/05/2011

Cód/Disciplina

Ementa

CH

Créditos

CFCH140 – História do Pensamento Geográfico

O processo de construção do conhecimento geográfico. O contexto político, econômico e social em que a Geografia se individualiza como ciência. Correntes positivistas tradicionais da Geografia. Correntes neopositivistas. Corrente Crítica.

60

4-0-0

CFCH232 – Metodologia da Pesquisa em Geografia

Organização do trabalho acadêmico e científico. Técnicas de pesquisa de campo, bibliográfica e documental. Manuseio de instrumentos relacionados à pesquisa geográfica.

60

2-1-0

CELA185 – Educação e Sociedade

A institucionalização da educação escolar e a evolução da escola na sociedade moderna. A relação educação e sociedade e as diferentes formas de interpretação das funções e finalidades formativas da escola.

60

4-0-0

CELA660 - Investigação e Prática Pedagógica I

A especificidade da pesquisa em Educação. O estudo sistemático do cotidiano escolar e a sua inter-relação com a prática pedagógica.

75

1-2-0

CELA477– Língua Portuguesa I

Ortografia; Pontuação; Colocação Pronominal; Concordância Nominal e Verbal. Regência e adjetivos. Prática de leitura e análise de textos. Estrutura básica de composição. Prática de produção de textos.

60

4-0-0

CFCH236 – Teoria do Conhecimento

Análise das principais questões e tipo de abordagens referentes ao problema do conhecimento. Discussão sobre a “verdade” do conhecimento. O “conhecimento” nas principais concepções da filosofia.

60

4-0-0

CCET322– Fundamentos de Geologia

A Terra: Constituição do Globo Terrestre – Eras e Períodos geológicos – Minerais: Propriedades e importância dos minerais – Rochas Magmáticas, Sedimentares e Metamórficas – O Intemperismo. Tipos de Intemperismo e importância – Águas continentais do subsolo e de superfície. Vulcanismo – Epirogênese – Perturbações das Rochas – A origem das montanhas.

60

4-0-0

CCET055- Informática

Estrutura geral do computador. Utilização de programas. Arquivos e dados. Sistema operacional e internet.

60

2-1-0

2º Período

por italo veridiano publicado 30/05/2011

Cód/Disciplina

Ementa

C/H

Créditos

CFCH227– Teoria e Métodos da Geografia

O conhecimento científico e suas especificidades. A pesquisa e o método científico na Geografia. Correntes filosóficas de orientações metodológicas: o positivismo clássico, o positivismo lógico, a dialética e a fenomenologia. Métodos de abordagens na Geografia: indutivo, dedutivo, Abordagem Sistêmica, fenomenologia - hermeneutica e materialismo histórico e dialético.

60

4-0-0

CFCH202 – Climatologia Geral

A Climatologia no contexto da ciência geográfica. Metodologia da Climatologia; a atmosfera: sua estrutura e propriedades; elementos e fatores climáticos. Sistemas de circulação atmosférica. Classificações climáticas. Influências do clima nas paisagens e a interferência destas sobre o clima

90

4-1-0

CFCH203 – Introdução à Cartografia

Histórico da Cartografia. Mapas e cartas. Projeções cartográficas. Coordenadas geográficas. O sistema UTM. Fusos horários. Escalas e aplicações a estudos globais, nacionais, regionais e locais. Interrelação Cartografia/GPS. Técnicas de campo com uso de GPS. Perfis topográficos. Tratamento gráfico da informação.

60

2-1-0

CELA007 – Organização da Educação Básica e Legislação do Ensino III

A Educação Básica – Educação Infantil. Ensino Fundamental e Médio – no contexto das políticas educacionais e da legislação de ensino: LDBEN 9394-96, PNE Lei 9224/96-FUNDEF e Legislação estadual do ensino.

60

4-0-0

CELA069 – Investigação e Prática Pedagógica IX

Atividade de cunho investigativo realizada através da observação e reflexão com ênfase na sala de aula, visando vivenciar e experienciar atividades com o professor da escola: planejamento de ensino (reuniões pedagógicas, organização de situações de ensino e aprendizagem, seleção de materiais curriculares, avaliação), em escolas de Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio.

60

0-2-0

CCBN796– Fundamentos de Pedologia

Solo: definição e gênese. Processos de formação dos solos. Morfologia (características, perfis). Propriedades físicas e químicas. Os principais solos brasileiros e ocorrência na Amazônia. Atividade de laboratório e de campo.

60

2-1-0

CFCH137 – Antropologia Cultural

A Antropologia como ciência. Escolas e linhas de pesquisa antropológicas. Estudos da cultura. Organizações sociais, econômicas e política, religião e magia.

60

4-0-0

3º Período

por italo veridiano publicado 30/05/2011

Cód/Disciplina

Ementa

C/H

Créditos

CFCH205 – Geomorfologia Estrutural e Climática

A Geomorfologia no contexto da ciência geográfica. Relevos estruturais e organização espacial. Mecanismo morfoclimático. Paleoclimas e paleoformas. As grandes zonas morfoclimáticas da Terra. Domínios morfoclimáticos do Brasil.

90

4-1-0

CFCH210 – Formação Econômica e Territorial Brasileira

A expansão dos domínios luso e espanhol em terras americanas. Bases histórico-geográficas da ocupação do espaço brasileiro. As atividades econômicas e a formação territorial brasileira. A delimitação das fronteiras políticas.

60

4-0-0

CFCH156 – Geografia Urbana

Bases conceituais da geografia urbana. Processo de urbanização. Espaço urbano. Questão urbana no Acre e no Brasil.

60

2-1-0

CFCH160 – Geografia da População

População mundial, nacional e regional. Estruturas, composições, densidades, mobilidades e movimentos populacionais; emigração, imigração e migração: topofilia, topofobia, identidade, alteridade, etnias e classes sociais. A população, a política, a economia, os territórios e os lugares.

60

2-1-0

CFCH204 – Cartografia Temática

Alfabetização cartográfica. Linguagens cartográficas. Representações gráficas do espaço geográfico. Elaboração, análise e interpretação de representações espaciais. Fundamentação para o tratamento gráfico das informações.

60

2-1-0

CELA208 – Psicologia da Educação XII

Estudo do processo de desenvolvimento psicológico a partir das tendências associacionistas e mediacionais. A promoção do desenvolvimento do processo cognitivo e da aprendizagem. As práticas educativas escolares, familiares e sociais como promotores dos processos de desenvolvimento psicológico e aprendizagem.

60

4-0-0

CELA275 – Investigação e Prática Pedagógica

Seleção e análise de temas de estudo relacionados à organização do sistema de ensino e da escola nos aspectos gestão, financiamentos, programas de desenvolvimento da educação e projeto político pedagógico. Análise desses temas na atividade docente na área de formação.

60

0-2-0

4º Período

por italo veridiano publicado 30/05/2011

Cód/Disciplina

Ementa

C/H

Créditos

CFCH207 – Biogeografia Geral

Introdução à Biogeografia. Repartição Geográfica dos Organismos e suas Causas. Estudo Biológico das Relações dos Seres Vivos com o Ambiente em que Vivem. Estudo dos Organismos através das Comunidades em suas condições Naturais. As Grandes Formações Biológicas do Globo.

90

4-1-0

CFCH166 – Geografia Agrária

Paradigmas do estudo do campo. Relações de produção socioeconômicas e questões socioambientais agrárias. Produções econômicas, sociais e territoriais agrárias brasileiras. O trabalhador familiar rural face à resistência e luta pela terra.

60

2-1-0

CFCH252– Teoria da Região e Regionalização

As categorias de análise em Geografia. A região em geografia e suas perspectivas. Critérios de regionalização. Classificação das Regiões. Organização e reorganização do espaço regional

60

4-0-0

CFCH213 – Geografia das Indústrias, do Comércio e dos Serviços

Origem e trajetória do fenômeno industrial. Peculiaridades na universalização das atividades industriais. Elementos responsáveis pela estruturação do espaço industrial. Análise do Sistema de transporte e das atividades de serviços e comercio referentes aos vários estágios da economia e distribuição espacial.

90

2-1-0

CELA059 – Fundamentos da Educação Especial

Caracterização. Conceitos e objetivos. Aspectos filosóficos, princípios norteadores e modalidades de atendimento. Abordagens didáticas para portadores de necessidade especiais.

60

4-0-0

CELA851 – Didática Aplicada

Objetivos e finalidades do ensino da área específica de formação. Estudo e planejamento de situações didáticas: conteúdos curriculares, metodologias de ensino, materiais curriculares e didáticos e avaliação.

75

3-1-0

5º Período

por italo veridiano publicado 30/05/2011

Cód/Disciplina

Ementa

C/H

Créditos

CFCH219– Regionalização e Regiões do Brasil

Bases teóricas e conceituais da divisão regional no Brasil. A divisão regional atual. Estudo do processo de formação da região Nordeste e Centro-Sul.

60

4-0-0

CFCH228– Fundamentos do Ensino em Geografia

Parâmetros Curriculares Nacionais em Geografia e os temas transversais. Planejamento Educacional e Geografia.

90

2-2-0

CFCH229 – Investigação e Prática Pedagógica em Geografia I

Abordagens da geografia escolar. Diagnóstico da situação no Ensino Fundamental e Médio.

60

0-2-0

CFCH218– Ecologia, Sociedade e Geografia

Noções de Ecologia. Reflexões geográficas e ecológicas sobre a inter-relação sociedade-natureza: transversalidades e transdisciplinalidades do tema. A questão ecológica numa sociedade de consumo: desenvolvimento e sustentabilidade.

60

4-0-0

CFCH214 – Geografia Regional do Mundo I

Regionalização do espaço mundial. A internacionalização e mundialização do capital. Conceitos e características da globalização na atualidade. Integração regional e formação de blocos econômicos. O papel do Estado-Nação diante do contexto da Globalização.

90

6-0-0

CFCH217 – Geografia Política e Geopolítica

Geografia Política e Geopolítica Clássica e Contemporânea. Fronteiras, limites e Territórios internacionais, nacionais e regionais. O Estado e o poder. Regionalismos, territorialidades e classes sociais.

60

4-0-0

CELA213 – Organização Curricular e Gestão da Escola

A produção teórica sobre currículo no Brasil. As políticas educacionais e os processos de organização e gestão da escola. O currículo como organização geral da escola. Os níveis formais e reais de realização curricular. As orientações curriculares do Ensino Fundamental e Médio. A gestão democrática da escola e o projeto político pedagógico.

60

4-0-0

6º Período

por italo veridiano publicado 30/05/2011

Cód/Disciplina

Ementa

C/H

Créditos

CFCH230 – Investigação e Prática Pedagógica em Geografia II

Elaboração de estratégias de ensino a partir das temáticas definidas em Investigação Prática Pedagógica I

60

0-2-0

CFCH206 – Geomorfologia Fluvial

Geomorfologia fluvial e a organização do espaço. Ambientes fluviais e a questão ambiental.

60

2-1-0

CFCH233 – Estágio Curricular Supervisionado em Geografia I

Iniciação ao desenvolvimento de atividades docentes na área de Geografia: acompanhamento da prática docente. Auxiliar o professor regente nas atividades docentes: planejamento, seleção e organização de recursos didáticos e avaliação em Geografia, para as séries finais do Ensino Fundamental e Médio e outras modalidades de ensino.

90

0-0-2

CFCH215 – Geografia Regional do Mundo II

Produção e organização do espaço regional mundial: África, Ásia, América e Europa. Imperialismo e fragmentação do espaço. Colonização e descolonização da África. A colonização, independência e integração regional na América Latina. Conflitos e territorialidades no Oriente Médio. O extremo Oriente. A China no contexto atual.

60

4-0-0

CFCH209 – Fundamentos de Sensoriamento Remoto

Fundamentação teórica das técnicas de SeRe fotográfico e imageador. Introdução às técnicas de interpretação. Análise e aplicação de dados de SeRe. O espectro eletromagnético e características espectrais dos elementos da paisagem. Sensoriamento Remoto como ferramenta didático-pedagógica.

60

2-1--0

CFCH170 – Geografia da Amazônia

A formação política, social, territorial e econômica da região. Regionalizações. Imbricações do social e do natural na produção do espaço amazônico. Desenvolvimento regional e potencialidades amazônicas.

60

4-0-0

CELA178 – Profissão Docente: identidade, carreira e desenvolvimento profissional

A construção da identidade profissional: relações de gênero, classe e as representações sócio-culturais da profissão. Profissionalização, choque de realidade e socialização profissional. O magistério como carreira: acesso, progressão e organização sindical. Absenteismo e mal estar docente.

60

4-0-0

7º Período

por italo veridiano publicado 30/05/2011

Cód/Disciplina

Ementa

C/H

Créditos

CFCH231 – Investigação e Prática Pedagógica em Geografia III

Elaboração de Material Didático em Geografia: Organização e Execução de “oficinas pedagógicas”.

90

0-3-0

CFCH211 – Produção do Espaço Econômico

Conceitos e Objeto de Estudo. A Economia no Espaço Geográfico. A Mão-de-Obra na Atividade Econômica. A Produção de Energia. Comércio e Mercado. Sistemas de Circulação.

60

4-0-0

CFCH220 – Geografia do Espaço Natural Brasileiro

O espaço natural do Brasil: abordagem geológica, geomorfológica, climatológica, hidrográfica e formações vegetais. Diferenciações de paisagens.

60

4-0-0

CFCH221 – Geografia dos Recursos Naturais e Meio Ambiente

Introdução ao estudo dos Recursos Naturais e Meio Ambiente. Recursos Naturais Renováveis. Recursos Naturais Não Renováveis. Manejo de Recursos naturais. Estudo de Caso: Manejo de Recursos Florestais.

60

4-0-0

CFCH234 – Estágio Curricular Supervisionado em Geografia II

Desenvolvimento de atividades docente na área de Geografia: planejamento de aula, regência e avaliação das atividades de ensino em Geografia, nas séries finais do Ensino Fundamental.

135

0-0-3

8º Período

por italo veridiano publicado 30/05/2011

Cód/Disciplina

Ementa

C/H

Créditos

CFCH191 – Geografia do Acre

Formação política, social, territorial e econômica do Acre. Caracterização geoecológica e sua otimização na ocupação socioeconômica da região acreana. Regionalizações e expressões das cidades. Conflitos e dinâmicas territoriais recentes: expansão da fronteira econômica agropecuária, resistência dos trabalhadores rurais e alternativas sustentáveis de desenvolvimentos.

60

2-1-0

CFCH235 – Estágio Curricular  Supervisionado em Geografia III

Desenvolvimento de Atividades Docente na área de Geografia: Planejamento de aula, Regência e Avaliação das Atividades de Ensino em Geografia, no Ensino Médio e outras modalidades de ensino.

180

0-0-4

Disciplinas Optativas

por italo veridiano publicado 30/05/2011

Cód/Disciplina

Ementa

C/H

Créditos

CFCH222 – Geografia do Trabalho

Relação Capital/Trabalho/Estado e rebatimentos territoriais. Território e relações de produção capitalistas e não-capitalistass. Organização e representatividade do Trabalho e do Capital e gestão do território. Trabalho, cidade, campo e floresta: territorialização, territorialidade e poder.

60

2-1-0

CFCH223 – Geografia e Literatura

O espaço, a paisagem, os territórios e os lugares na Literatura. Do espaço literário-ficcional ao espaço material-real. Espaço e Literatura da Amazônia e do Acre.

60

2-1-0

CFCH199 – Quantificação Aplicada à Geografia

Quantificação em geografia – geografia, métodos científicos e quantificação. Levantamento de informações em geografia. Mensuração, amostragem. Descrição estatística. Estatística espacial. Correlação linear simples. Regressão linear simples e similiaridade em classificação espacial.

60

4-0-0

CFCH225 – Geografia Cultural

Relações inter-étnicas nos territórios e nos lugares. Espaços de experiência, vivência, conflitos e alteridade. Espaço e identidade. Mulheres e homens, a comunidade, o rural, a floresta, a cidade, a sociedade e a multi-territorialidade. A toponímia, o imaginário, o cotidiano, o pensar e o fazer, a cultura material e imaterial nos lugares e territórios.

60

2-1-0

CFCH226 - Geografia, linguagens e ensino

A Geografia nas manifestações culturais populares, na música, no cinema, na fotografia e nas artes plásticas. A oralidade e os lugares. Pesquisa, criação e produção de material didático nos/pelos lugares das cidades, do rural e da floresta.

60

2-1-0

CFCH245 – Trabalho de Campo em Geografia

Orientações gerais para o desenvolvimento de um trabalho de campo com escolares. Desenvolvimento do olhar geográfico, registro e representação do espaço em diferentes linguagens.

60

2-1-0

CFCH224 – Geografia e Movimentos Sociais

História dos Movimentos Sociais. Espacialização e territorialização dos movimentos sociais no campo e na cidade. As nações indígenas e a luta por territórios imemoriais. Seringueiras e seringueiros na luta pela terra no Acre.

60

2-1-0

CFCH212 – Geoecologia, Desenvolvimento e Sustentabilidade

Critica ao desenvolvimento mundial: os movimentos de contestação e a corrente ecodesenvolvimentista; o desenvolvimento sustentável como proposta conciliadora para a economia capitalista. A questão ambiental no âmbito das relações geopolíticas do desenvolvimento global. Pobreza e degradação ambiental. Movimentos ecológicos versus movimentos ambientais. Preservação e conservação da natureza no contexto integral do desenvolvimento: Reflexões críticas a partir das dimensões sociais e territoriais da política ambiental brasileira”. Questões ecológicas, ambientais e sustentabilidade na Amazônia-acreana.

60

2-1-0

CELA316 – Língua Espanhola Instrumental I

Gramática elementar intermediária, aplicada a textos relativos à área de estudo. Leitura e compreensão de textos

60

2-1-0

CELA307– Língua Inglesa Instrumental I

Gramática de nível elementar aplicada a textos relativos à área de estudo. Leitura e compreensão de textos

60

2-1-0

CELA325 – Língua Francesa Instrumental I

Gramática elementar aplicada a textos relativos à área de estudo. Leitura e compreensão de textos

60

2-1-0

CFCH109 – História da Amazônia

A problemática da História da Amazônia: a questão dos métodos e das fontes. Os povos indígenas da Amazônia no momento da chegada dos colonizadores europeus. A conquista da Amazônia. A formação do aparelho do Estado local e a sociedade urbana. A borracha e a integração da Amazônia e a expansão do capitalismo.

60

2-1-0

CFCH096 – História do Acre I

Aspectos físicos e geográficos do Acre; A ocupação da Amazônia em geral e do Acre em particular; o homem acreano; A questão acreana e o Tratado de Petrópolis; Evolução política, econômica e social do Acre.

90

2-2-0