Ementas (Versão 2006/2008)
1º Período
Cód/Disciplina |
Ementa |
CH |
Créditos |
---|---|---|---|
CFCH140 – História do Pensamento Geográfico |
O processo de construção do conhecimento geográfico. O contexto político, econômico e social em que a Geografia se individualiza como ciência. Correntes positivistas tradicionais da Geografia. Correntes neopositivistas. Corrente Crítica. |
60 |
4-0-0 |
CFCH232 – Metodologia da Pesquisa em Geografia |
Organização do trabalho acadêmico e científico. Técnicas de pesquisa de campo, bibliográfica e documental. Manuseio de instrumentos relacionados à pesquisa geográfica. |
60 |
2-1-0 |
CELA185 – Educação e Sociedade |
A institucionalização da educação escolar e a evolução da escola na sociedade moderna. A relação educação e sociedade e as diferentes formas de interpretação das funções e finalidades formativas da escola. |
60 |
4-0-0 |
CELA660 - Investigação e Prática Pedagógica I |
A especificidade da pesquisa em Educação. O estudo sistemático do cotidiano escolar e a sua inter-relação com a prática pedagógica. |
75 |
1-2-0 |
CELA477– Língua Portuguesa I |
Ortografia; Pontuação; Colocação Pronominal; Concordância Nominal e Verbal. Regência e adjetivos. Prática de leitura e análise de textos. Estrutura básica de composição. Prática de produção de textos. |
60 |
4-0-0 |
CFCH236 – Teoria do Conhecimento |
Análise das principais questões e tipo de abordagens referentes ao problema do conhecimento. Discussão sobre a “verdade” do conhecimento. O “conhecimento” nas principais concepções da filosofia. |
60 |
4-0-0 |
CCET322– Fundamentos de Geologia |
A Terra: Constituição do Globo Terrestre – Eras e Períodos geológicos – Minerais: Propriedades e importância dos minerais – Rochas Magmáticas, Sedimentares e Metamórficas – O Intemperismo. Tipos de Intemperismo e importância – Águas continentais do subsolo e de superfície. Vulcanismo – Epirogênese – Perturbações das Rochas – A origem das montanhas. |
60 |
4-0-0 |
CCET055- Informática |
Estrutura geral do computador. Utilização de programas. Arquivos e dados. Sistema operacional e internet. |
60 |
2-1-0 |
2º Período
Cód/Disciplina |
Ementa |
C/H |
Créditos |
---|---|---|---|
CFCH227– Teoria e Métodos da Geografia |
O conhecimento científico e suas especificidades. A pesquisa e o método científico na Geografia. Correntes filosóficas de orientações metodológicas: o positivismo clássico, o positivismo lógico, a dialética e a fenomenologia. Métodos de abordagens na Geografia: indutivo, dedutivo, Abordagem Sistêmica, fenomenologia - hermeneutica e materialismo histórico e dialético. |
60 |
4-0-0 |
CFCH202 – Climatologia Geral |
A Climatologia no contexto da ciência geográfica. Metodologia da Climatologia; a atmosfera: sua estrutura e propriedades; elementos e fatores climáticos. Sistemas de circulação atmosférica. Classificações climáticas. Influências do clima nas paisagens e a interferência destas sobre o clima |
90 |
4-1-0 |
CFCH203 – Introdução à Cartografia |
Histórico da Cartografia. Mapas e cartas. Projeções cartográficas. Coordenadas geográficas. O sistema UTM. Fusos horários. Escalas e aplicações a estudos globais, nacionais, regionais e locais. Interrelação Cartografia/GPS. Técnicas de campo com uso de GPS. Perfis topográficos. Tratamento gráfico da informação. |
60 |
2-1-0 |
CELA007 – Organização da Educação Básica e Legislação do Ensino III |
A Educação Básica – Educação Infantil. Ensino Fundamental e Médio – no contexto das políticas educacionais e da legislação de ensino: LDBEN 9394-96, PNE Lei 9224/96-FUNDEF e Legislação estadual do ensino. |
60 |
4-0-0 |
CELA069 – Investigação e Prática Pedagógica IX |
Atividade de cunho investigativo realizada através da observação e reflexão com ênfase na sala de aula, visando vivenciar e experienciar atividades com o professor da escola: planejamento de ensino (reuniões pedagógicas, organização de situações de ensino e aprendizagem, seleção de materiais curriculares, avaliação), em escolas de Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio. |
60 |
0-2-0 |
CCBN796– Fundamentos de Pedologia |
Solo: definição e gênese. Processos de formação dos solos. Morfologia (características, perfis). Propriedades físicas e químicas. Os principais solos brasileiros e ocorrência na Amazônia. Atividade de laboratório e de campo. |
60 |
2-1-0 |
CFCH137 – Antropologia Cultural |
A Antropologia como ciência. Escolas e linhas de pesquisa antropológicas. Estudos da cultura. Organizações sociais, econômicas e política, religião e magia. |
60 |
4-0-0 |
3º Período
Cód/Disciplina |
Ementa |
C/H |
Créditos |
---|---|---|---|
CFCH205 – Geomorfologia Estrutural e Climática |
A Geomorfologia no contexto da ciência geográfica. Relevos estruturais e organização espacial. Mecanismo morfoclimático. Paleoclimas e paleoformas. As grandes zonas morfoclimáticas da Terra. Domínios morfoclimáticos do Brasil. |
90 |
4-1-0 |
CFCH210 – Formação Econômica e Territorial Brasileira |
A expansão dos domínios luso e espanhol em terras americanas. Bases histórico-geográficas da ocupação do espaço brasileiro. As atividades econômicas e a formação territorial brasileira. A delimitação das fronteiras políticas. |
60 |
4-0-0 |
CFCH156 – Geografia Urbana |
Bases conceituais da geografia urbana. Processo de urbanização. Espaço urbano. Questão urbana no Acre e no Brasil. |
60 |
2-1-0 |
CFCH160 – Geografia da População |
População mundial, nacional e regional. Estruturas, composições, densidades, mobilidades e movimentos populacionais; emigração, imigração e migração: topofilia, topofobia, identidade, alteridade, etnias e classes sociais. A população, a política, a economia, os territórios e os lugares. |
60 |
2-1-0 |
CFCH204 – Cartografia Temática |
Alfabetização cartográfica. Linguagens cartográficas. Representações gráficas do espaço geográfico. Elaboração, análise e interpretação de representações espaciais. Fundamentação para o tratamento gráfico das informações. |
60 |
2-1-0 |
CELA208 – Psicologia da Educação XII |
Estudo do processo de desenvolvimento psicológico a partir das tendências associacionistas e mediacionais. A promoção do desenvolvimento do processo cognitivo e da aprendizagem. As práticas educativas escolares, familiares e sociais como promotores dos processos de desenvolvimento psicológico e aprendizagem. |
60 |
4-0-0 |
CELA275 – Investigação e Prática Pedagógica |
Seleção e análise de temas de estudo relacionados à organização do sistema de ensino e da escola nos aspectos gestão, financiamentos, programas de desenvolvimento da educação e projeto político pedagógico. Análise desses temas na atividade docente na área de formação. |
60 |
0-2-0 |
4º Período
Cód/Disciplina |
Ementa |
C/H |
Créditos |
---|---|---|---|
CFCH207 – Biogeografia Geral |
Introdução à Biogeografia. Repartição Geográfica dos Organismos e suas Causas. Estudo Biológico das Relações dos Seres Vivos com o Ambiente em que Vivem. Estudo dos Organismos através das Comunidades em suas condições Naturais. As Grandes Formações Biológicas do Globo. |
90 |
4-1-0 |
CFCH166 – Geografia Agrária |
Paradigmas do estudo do campo. Relações de produção socioeconômicas e questões socioambientais agrárias. Produções econômicas, sociais e territoriais agrárias brasileiras. O trabalhador familiar rural face à resistência e luta pela terra. |
60 |
2-1-0 |
CFCH252– Teoria da Região e Regionalização |
As categorias de análise em Geografia. A região em geografia e suas perspectivas. Critérios de regionalização. Classificação das Regiões. Organização e reorganização do espaço regional |
60 |
4-0-0 |
CFCH213 – Geografia das Indústrias, do Comércio e dos Serviços |
Origem e trajetória do fenômeno industrial. Peculiaridades na universalização das atividades industriais. Elementos responsáveis pela estruturação do espaço industrial. Análise do Sistema de transporte e das atividades de serviços e comercio referentes aos vários estágios da economia e distribuição espacial. |
90 |
2-1-0 |
CELA059 – Fundamentos da Educação Especial |
Caracterização. Conceitos e objetivos. Aspectos filosóficos, princípios norteadores e modalidades de atendimento. Abordagens didáticas para portadores de necessidade especiais. |
60 |
4-0-0 |
CELA851 – Didática Aplicada |
Objetivos e finalidades do ensino da área específica de formação. Estudo e planejamento de situações didáticas: conteúdos curriculares, metodologias de ensino, materiais curriculares e didáticos e avaliação. |
75 |
3-1-0 |
5º Período
Cód/Disciplina |
Ementa |
C/H |
Créditos |
---|---|---|---|
CFCH219– Regionalização e Regiões do Brasil |
Bases teóricas e conceituais da divisão regional no Brasil. A divisão regional atual. Estudo do processo de formação da região Nordeste e Centro-Sul. |
60 |
4-0-0 |
CFCH228– Fundamentos do Ensino em Geografia |
Parâmetros Curriculares Nacionais em Geografia e os temas transversais. Planejamento Educacional e Geografia. |
90 |
2-2-0 |
CFCH229 – Investigação e Prática Pedagógica em Geografia I |
Abordagens da geografia escolar. Diagnóstico da situação no Ensino Fundamental e Médio. |
60 |
0-2-0 |
CFCH218– Ecologia, Sociedade e Geografia |
Noções de Ecologia. Reflexões geográficas e ecológicas sobre a inter-relação sociedade-natureza: transversalidades e transdisciplinalidades do tema. A questão ecológica numa sociedade de consumo: desenvolvimento e sustentabilidade. |
60 |
4-0-0 |
CFCH214 – Geografia Regional do Mundo I |
Regionalização do espaço mundial. A internacionalização e mundialização do capital. Conceitos e características da globalização na atualidade. Integração regional e formação de blocos econômicos. O papel do Estado-Nação diante do contexto da Globalização. |
90 |
6-0-0 |
CFCH217 – Geografia Política e Geopolítica |
Geografia Política e Geopolítica Clássica e Contemporânea. Fronteiras, limites e Territórios internacionais, nacionais e regionais. O Estado e o poder. Regionalismos, territorialidades e classes sociais. |
60 |
4-0-0 |
CELA213 – Organização Curricular e Gestão da Escola |
A produção teórica sobre currículo no Brasil. As políticas educacionais e os processos de organização e gestão da escola. O currículo como organização geral da escola. Os níveis formais e reais de realização curricular. As orientações curriculares do Ensino Fundamental e Médio. A gestão democrática da escola e o projeto político pedagógico. |
60 |
4-0-0 |
6º Período
Cód/Disciplina |
Ementa |
C/H |
Créditos |
---|---|---|---|
CFCH230 – Investigação e Prática Pedagógica em Geografia II |
Elaboração de estratégias de ensino a partir das temáticas definidas em Investigação Prática Pedagógica I |
60 |
0-2-0 |
CFCH206 – Geomorfologia Fluvial |
Geomorfologia fluvial e a organização do espaço. Ambientes fluviais e a questão ambiental. |
60 |
2-1-0 |
CFCH233 – Estágio Curricular Supervisionado em Geografia I |
Iniciação ao desenvolvimento de atividades docentes na área de Geografia: acompanhamento da prática docente. Auxiliar o professor regente nas atividades docentes: planejamento, seleção e organização de recursos didáticos e avaliação em Geografia, para as séries finais do Ensino Fundamental e Médio e outras modalidades de ensino. |
90 |
0-0-2 |
CFCH215 – Geografia Regional do Mundo II |
Produção e organização do espaço regional mundial: África, Ásia, América e Europa. Imperialismo e fragmentação do espaço. Colonização e descolonização da África. A colonização, independência e integração regional na América Latina. Conflitos e territorialidades no Oriente Médio. O extremo Oriente. A China no contexto atual. |
60 |
4-0-0 |
CFCH209 – Fundamentos de Sensoriamento Remoto |
Fundamentação teórica das técnicas de SeRe fotográfico e imageador. Introdução às técnicas de interpretação. Análise e aplicação de dados de SeRe. O espectro eletromagnético e características espectrais dos elementos da paisagem. Sensoriamento Remoto como ferramenta didático-pedagógica. |
60 |
2-1--0 |
CFCH170 – Geografia da Amazônia |
A formação política, social, territorial e econômica da região. Regionalizações. Imbricações do social e do natural na produção do espaço amazônico. Desenvolvimento regional e potencialidades amazônicas. |
60 |
4-0-0 |
CELA178 – Profissão Docente: identidade, carreira e desenvolvimento profissional |
A construção da identidade profissional: relações de gênero, classe e as representações sócio-culturais da profissão. Profissionalização, choque de realidade e socialização profissional. O magistério como carreira: acesso, progressão e organização sindical. Absenteismo e mal estar docente. |
60 |
4-0-0 |
7º Período
Cód/Disciplina |
Ementa |
C/H |
Créditos |
---|---|---|---|
CFCH231 – Investigação e Prática Pedagógica em Geografia III |
Elaboração de Material Didático em Geografia: Organização e Execução de “oficinas pedagógicas”. |
90 |
0-3-0 |
CFCH211 – Produção do Espaço Econômico |
Conceitos e Objeto de Estudo. A Economia no Espaço Geográfico. A Mão-de-Obra na Atividade Econômica. A Produção de Energia. Comércio e Mercado. Sistemas de Circulação. |
60 |
4-0-0 |
CFCH220 – Geografia do Espaço Natural Brasileiro |
O espaço natural do Brasil: abordagem geológica, geomorfológica, climatológica, hidrográfica e formações vegetais. Diferenciações de paisagens. |
60 |
4-0-0 |
CFCH221 – Geografia dos Recursos Naturais e Meio Ambiente |
Introdução ao estudo dos Recursos Naturais e Meio Ambiente. Recursos Naturais Renováveis. Recursos Naturais Não Renováveis. Manejo de Recursos naturais. Estudo de Caso: Manejo de Recursos Florestais. |
60 |
4-0-0 |
CFCH234 – Estágio Curricular Supervisionado em Geografia II |
Desenvolvimento de atividades docente na área de Geografia: planejamento de aula, regência e avaliação das atividades de ensino em Geografia, nas séries finais do Ensino Fundamental. |
135 |
0-0-3 |
8º Período
Cód/Disciplina |
Ementa |
C/H |
Créditos |
---|---|---|---|
CFCH191 – Geografia do Acre |
Formação política, social, territorial e econômica do Acre. Caracterização geoecológica e sua otimização na ocupação socioeconômica da região acreana. Regionalizações e expressões das cidades. Conflitos e dinâmicas territoriais recentes: expansão da fronteira econômica agropecuária, resistência dos trabalhadores rurais e alternativas sustentáveis de desenvolvimentos. |
60 |
2-1-0 |
CFCH235 – Estágio Curricular Supervisionado em Geografia III |
Desenvolvimento de Atividades Docente na área de Geografia: Planejamento de aula, Regência e Avaliação das Atividades de Ensino em Geografia, no Ensino Médio e outras modalidades de ensino. |
180 |
0-0-4 |
Disciplinas Optativas
Cód/Disciplina |
Ementa |
C/H |
Créditos |
---|---|---|---|
CFCH222 – Geografia do Trabalho |
Relação Capital/Trabalho/Estado e rebatimentos territoriais. Território e relações de produção capitalistas e não-capitalistass. Organização e representatividade do Trabalho e do Capital e gestão do território. Trabalho, cidade, campo e floresta: territorialização, territorialidade e poder. |
60 |
2-1-0 |
CFCH223 – Geografia e Literatura |
O espaço, a paisagem, os territórios e os lugares na Literatura. Do espaço literário-ficcional ao espaço material-real. Espaço e Literatura da Amazônia e do Acre. |
60 |
2-1-0 |
CFCH199 – Quantificação Aplicada à Geografia |
Quantificação em geografia – geografia, métodos científicos e quantificação. Levantamento de informações em geografia. Mensuração, amostragem. Descrição estatística. Estatística espacial. Correlação linear simples. Regressão linear simples e similiaridade em classificação espacial. |
60 |
4-0-0 |
CFCH225 – Geografia Cultural |
Relações inter-étnicas nos territórios e nos lugares. Espaços de experiência, vivência, conflitos e alteridade. Espaço e identidade. Mulheres e homens, a comunidade, o rural, a floresta, a cidade, a sociedade e a multi-territorialidade. A toponímia, o imaginário, o cotidiano, o pensar e o fazer, a cultura material e imaterial nos lugares e territórios. |
60 |
2-1-0 |
CFCH226 - Geografia, linguagens e ensino |
A Geografia nas manifestações culturais populares, na música, no cinema, na fotografia e nas artes plásticas. A oralidade e os lugares. Pesquisa, criação e produção de material didático nos/pelos lugares das cidades, do rural e da floresta. |
60 |
2-1-0 |
CFCH245 – Trabalho de Campo em Geografia |
Orientações gerais para o desenvolvimento de um trabalho de campo com escolares. Desenvolvimento do olhar geográfico, registro e representação do espaço em diferentes linguagens. |
60 |
2-1-0 |
CFCH224 – Geografia e Movimentos Sociais |
História dos Movimentos Sociais. Espacialização e territorialização dos movimentos sociais no campo e na cidade. As nações indígenas e a luta por territórios imemoriais. Seringueiras e seringueiros na luta pela terra no Acre. |
60 |
2-1-0 |
CFCH212 – Geoecologia, Desenvolvimento e Sustentabilidade |
Critica ao desenvolvimento mundial: os movimentos de contestação e a corrente ecodesenvolvimentista; o desenvolvimento sustentável como proposta conciliadora para a economia capitalista. A questão ambiental no âmbito das relações geopolíticas do desenvolvimento global. Pobreza e degradação ambiental. Movimentos ecológicos versus movimentos ambientais. Preservação e conservação da natureza no contexto integral do desenvolvimento: Reflexões críticas a partir das dimensões sociais e territoriais da política ambiental brasileira”. Questões ecológicas, ambientais e sustentabilidade na Amazônia-acreana. |
60 |
2-1-0 |
CELA316 – Língua Espanhola Instrumental I |
Gramática elementar intermediária, aplicada a textos relativos à área de estudo. Leitura e compreensão de textos |
60 |
2-1-0 |
CELA307– Língua Inglesa Instrumental I |
Gramática de nível elementar aplicada a textos relativos à área de estudo. Leitura e compreensão de textos |
60 |
2-1-0 |
CELA325 – Língua Francesa Instrumental I |
Gramática elementar aplicada a textos relativos à área de estudo. Leitura e compreensão de textos |
60 |
2-1-0 |
CFCH109 – História da Amazônia |
A problemática da História da Amazônia: a questão dos métodos e das fontes. Os povos indígenas da Amazônia no momento da chegada dos colonizadores europeus. A conquista da Amazônia. A formação do aparelho do Estado local e a sociedade urbana. A borracha e a integração da Amazônia e a expansão do capitalismo. |
60 |
2-1-0 |
CFCH096 – História do Acre I |
Aspectos físicos e geográficos do Acre; A ocupação da Amazônia em geral e do Acre em particular; o homem acreano; A questão acreana e o Tratado de Petrópolis; Evolução política, econômica e social do Acre. |
90 |
2-2-0 |