Versão 1991/2008

por italo publicado 26/05/2011 , Última modificação 16/09/2024

Campo de Atuação do Profissional

por italo veridiano publicado 30/05/2011

Os bacharéis em geografia podem realizar estudos sobre as característcas físicas e geográficas do meio ambiente; estudos sobre a distribuição das populações e atividades humanas, estrutura econômica e organização social e política em determinadas regiões geográficas. Além disso, o geógrafo desempenha função de assessoramento a governos e organizações locais, nacionais e internacionais, instalações industriais, em órgãos de planejamento e desenvolvimento econômico, setorial e regional, tendo como conselho o CREA-AC – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura.

Duração, Horário de Funcionamento e Número de Vagas do Curso

por italo veridiano publicado 30/05/2011

Da forma como está estruturada esta proposta, o curso será em regime semestral, sendo de, no mínimo 04 anos e no máximo, 06 anos. O horário de funcionamento será de segunda a sábado, em tempo integral, manhã e tarde, tendo as aulas condensadas no horário das 13:30h às 18:50h e, excepcionalmente pela parte da manhã.

O Estágio Supervisionado poderá ser cursado em outro horário, com o objetivo de atender o oferecimento das outras disciplinas da Grade Curricular e como forma de se adequar ao horário de funcionamento das instituições onde será realizado.

O número de vagas é de 40 alunos anualmente.

Histórico e Formação

por italo veridiano publicado 30/05/2011

O Curso de Licenciatura Plena em Geografia da UFAC tem sua origem no início da década de 1970, quando foi criado o Curso de Licenciatura Curta em Estudos Sociais.

Em 1978 o Curso de Estudos Sociais foi reformulado e criado o curso de Licenciatura Plena em Geografia, através da portaria n.º 7.627 de 12-12-1978 do Conselho Federal de Educação, o qual foi reconhecido pelo Decreto Presidencial n.º 83.151 de 12-02-1979.

O currículo adotado naquele momento para o Curso de Licenciatura Plena em Geografia foi montado segundo o parecer n.º 412/1962 e da resolução S/N de 19–12-1962 do Conselho Federal de Educação. O curso tinha duração de 8 semestres, num total de 2.700 horas, distribuídas entre o Ciclo Básico e o Ciclo Profissional.

Em 1984, tiveram início novas discussões que objetivavam reformular a estrutura curricular do Curso de Licenciatura Plena em Geografia e a criação do  Curso de Bacharel em Geografia, como parte de um movimento de renovação da ciência geográfica, que buscava uma redefinição do papel da geografia enquanto ramo do conhecimento, que deveria ajudar a formar cidadãos capazes de decodificar a realidade. Assim, em 1990, uma nova proposta de curso – Licenciatura Plena em Geografia – juntamente com a criação do Curso de Bacharel em Geografia, foram aprovadas através da Resolução n.º 17 de 12-12-1990 do CEPEX.

Este curso tem a sua matriz curricular organizada em torno de núcleos, sendo: um Núcleo Específico da Ciência Geográfica, um Núcleo de Disciplinas de Caráter técnico e um Núcleo de Disciplinas Complementares.

Para a integralização do curso o discente precisa cursar 2.880 horas aulas, distribuídas em 08 semestres.

O curso forma profissionais com forte embasamento técnico-científico, capaz de suprir as necessidades de instituições que atuam na área de estudos ambientais, planejamento, desenvolvimento econômico e estatístico.

Objetivos do Curso

por italo veridiano publicado 30/05/2011

Objetivo Geral

Formar profissionais em Geografia capazes de representar e interpretar a realidade de forma critica e com competência científica para organizar, produzir,  e re(produzir) conhecimentos, aplicáveis a diferentes níveis espaciais.

Objetivos Específicos

 

Os objetivos específicos buscam construir oportunidades e situações que possibilitem promover, nos futuros geógrafos, competência para:

a)     Dominar os conhecimentos específicos (e afins) da Geografia de forma a possibilitar uma visão ampla e fundamentada da Ciência Geográfica, na busca de formar profissionais capazes de suprir as necessidades das instituições que atuam em estudos ambientais, planejamento e desenvolvimento econômico;

b)     Habilitar profissionais com competência técnico-científico, comprometidos eticamente com a produção e a divulgação do conhecimento geográfico e técnicas aplicadas à ciência geográfica;

c)       Incentivar a pesquisa geográfica na Universidade Federal do Acre, colaborando com as instituições que atuam na área, afim de equacionar problemas socioeconômicos e ambientais.;

Perfil do Profissional

por italo veridiano publicado 30/05/2011

O Bacharel em Geografia será alguém apto a produzir e aplicar conhecimento geográfico em diferentes escalas, capaz de dismistificar as questões produtoras das dinâmicas territoriais  globais, regionais e locais, além de apreender as inter(ações) e inter(relações) que as vincula a processos das dinâmicas globais. Portanto, terá um perfil dinâmico, critico e competente no domínio do conhecimento geográfico e no compromisso com a sociedade.

Nisto estarão nítidas as seguintes ações:

a)     Compreender os elementos e processos concernentes ao meio natural e ao construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia;

b)     Dominar e aprimorar as abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico;

c)      Produzir e aplicar  o conhecimento geográfico como instrumento   para  solucionar problemas ambientais e sociais;

Sistemática de Avaliação

por italo veridiano publicado 30/05/2011

A avaliação do rendimento escolar será realizada por disciplinas e pelo desempenho do aluno perante os objetivos propostos nos planos de ensino. A verificação do alcance dos objetivos será realizada, progressivamente, durante o semestre, através de provas teóricas, trabalhos de campo, seminários, relatórios, etc.

Contudo, vale ressaltar que, a avaliação deve se dar a partir de continuum, compreendendo, basicamente, dois aspectos, a saber

a)     A avaliação deve ser cumulativa e progressiva, isto é, abarcando o processo de formação dos discentes na sua totalidade,  e não o estabelecimento de normatização que define como principio unicamente avaliações isoladas por disciplinas;

b)     A avaliação deve ser desenvolvida tanto em retrospectiva (“cobrança” do que foi ensinado/apreendido) como perspectiva, ou seja, como proposto pelas “Diretrizes curriculares para formação do profissional”, a avaliação deve se dar “não somente como avaliação do conhecimento adquirido, mas a capacidade de acioná-los e de buscar outros para realizar o que é proposto”.

A avaliação do curso será cumulativa e progressiva, a partir do oferecimento das primeiras disciplinas este processo já se inicia e, ao final de cada semestre será feita uma avaliação do que foi planejado e executado. À medida que a implantação das disciplinas for ocorrendo a cada período do curso, além da avaliação daquele período serão levadas em consideração as disciplinas dos períodos anteriores, como forma de avaliar o seu impacto sobre aquelas que estão sendo ministradas.

Desta forma, concluída a implantação de toda a grade curricular a avaliação global do curso se torna mais fácil, cabendo em um segundo momento avaliar a qualidade do profissional formado e suas possibilidades no mercado de trabalho.