Versão 2006/2008

por italo publicado 30/05/2011 , Última modificação 16/09/2024

Campo de Atuação do Profissional

por italo veridiano publicado 30/05/2011

O campo de atuação profissional do graduado em Geografia abrange órgãos públicos ou privados, instituições de pesquisa e ensino.

O licenciado em Geografia poderá atuar como professor de Geografia do Ensino Fundamental, Médio e Superior, com campo de ação que envolve além da regência de classe, atividades como a elaboração de projetos de ensino, a preparação, o acompanhamento e a avaliação de atividades extra-classe, entre outras.

Poderá ainda assumir função de direção e coordenação de estabelecimentos de Ensino, sejam eles públicos ou privados.

Duração, Horário de Funcionamento e Número de Vagas do Curso

por italo veridiano publicado 30/05/2011

Da forma como está estruturada esta proposta, o curso será em regime semestral, sendo de, no mínimo 04 anos e no máximo, 06 anos. O horário de funcionamento será de segunda a sábado, das 7:30 h às 12:50h.

O Estágio Curricular Supervisionado poderá ser cursado em outro horário, com o objetivo de atender o oferecimento das outras disciplinas da Grade Curricular e como forma de se adequar ao horário de funcionamento das modalidades de ensino onde será realizado.

O número de vagas é de 50 alunos anualmente.

Histórico e Formação

por italo veridiano publicado 30/05/2011

O Curso de Licenciatura Plena em Geografia da UFAC tem sua origem no início da década de 1970, quando foi criado o Curso de Licenciatura Curta em Estudos Sociais.

Em 1978 o Curso de Estudos Sociais foi reformulado e criado o curso de Licenciatura Plena em Geografia, através da portaria n.º 7.627 de 12-12-1978 do Conselho Federal de Educação, o qual foi reconhecido pelo Decreto Presidencial n.º 83.151 de 12-02-1979.

O currículo adotado naquele momento para o Curso de Licenciatura Plena em Geografia foi montado segundo o parecer n.º 412/1962 e da resolução S/N de 19–12-1962 do Conselho Federal de Educação. O curso tinha duração de 8 semestres, num total de 2.700 horas, distribuídas entre o Ciclo Básico e o Ciclo Profissional.

Em 1984, tiveram início novas discussões que objetivavam reformular o Curso de Geografia como parte de um movimento de renovação da ciência geográfica, que buscava uma redefinição do papel da geografia enquanto ramo do conhecimento, que deveria ajudar a formar cidadãos capazes de decodificar a realidade. Assim, em 1990, uma nova proposta de curso – Licenciatura Plena em Geografia – foi aprovada através da Resolução n.º 17 de 12-12-1990 do CEPEX.

O currículo adotado nesta proposta de 1990 (currículo em vigor), está organizado, também, de acordo com o currículo mínimo estabelecido pelo Parecer n.º 412/62, de 19-12-1962 e da Resolução S.N., de 19-12-1962 do Conselho Federal de Educação e pela Resolução n.º 14 de 18-09-1987 da Câmara de Extensão, Pesquisa e Ensino da UFAC. Esta última regulamenta a formação pedagógica para os cursos de licenciatura.

Este curso tem a sua matriz curricular organizada em torno de núcleos, sendo: um Núcleo Específico da Ciência Geográfica, um Núcleo de Disciplinas de Caráter Pedagógico e um Núcleo de Disciplinas Complementares.

O Núcleo Específico da Ciência Geográfica possui uma carga horária de 1.880 horas e é constituído de disciplinas de caráter geográfico. O Núcleo de Disciplinas de Caráter Pedagógico possui uma carga horária de 480 horas e é formado por disciplinas voltadas para a discussão pedagógica. O Núcleo de Disciplinas Complementares possui uma carga horária de 540 horas e é constituído por disciplinas de outros departamentos, que contemplam uma interação com os conteúdos geográficos.

Para a integralização do curso o discente precisava cursar 2.880 horas aulas, distribuídas em 08 semestres, sendo que os 04 primeiros formam o Tronco Comum, o qual é cursado conjuntamente com a modalidade de Bacharelado e, os outros 04 semestres formam o Tronco Diversificado, é composto por disciplinas de conteúdo geográfico e de planejamento e pelas disciplinas de caráter pedagógico.

Neste momento, uma nova reformulação se concretiza, com a apresentação desta proposta, que está orientada pela:

a)   Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.º 9.394 de 20 de Dezembro de 1996 – que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional;

b)   Resolução do Conselho Nacional de Educação n.º 01 de 18 de fevereiro de 2002 – que ‘institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena’;

c)   Resolução do Conselho Nacional de Educação n.º 02 de 19 de fevereiro de 2002 – que ‘institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior’;

d)   Diretrizes Curriculares para os Cursos de Geografia aprovadas em 03-04-2001  pelo Conselho Nacional de Educação.

Objetivos do Curso

por italo veridiano publicado 30/05/2011

Objetivo Geral

Formar profissionais em Geografia capazes de representar e interpretar a realidade de forma critica e com competência científica para organizar, produzir,  e transmitir conhecimentos, aplicáveis a diferentes níveis de ensino, na formação de cidadãos e de profissionais capazes de atuar na realidade atual.

 

Objetivos Específicos

 

Os objetivos específicos buscam construir oportunidades e situações que possibilitem promover, nos futuros professores e professoras, competência para:

a)     Dominar os conhecimentos específicos (e afins) da Geografia de forma a possibilitar uma visão ampla e fundamentada da Ciência Geográfica e do trabalho docente a ela concernente;

b)     Orientar suas escolhas e decisões profissionais pela ética, pela diversidade cultural e pela superação de preconceitos;

c)      Relacionar criticamente o campo teórico-metodológico-prático da Geografia com o fazer e pensar pedagógicos, em analise permanente de sua atuação profissional e as práticas escolares, como objetivos de reflexão e referência para a sua ação profissional.

Perfil do Profissional

por italo veridiano publicado 30/05/2011

O profissional Licenciado em Geografia será alguém apto a contribuir na formação de pessoas criticas, que compreendendo as questões produtoras das dinâmicas territoriais locais, apreenda as inter(ações) e inter(relações) que as vincula a processos das dinâmicas globais. Portanto, terá um perfil dinâmico, critico e competente no domínio do conhecimento geográfico e no compromisso com a sociedade. Ainda, como professor deve ser um “pensador do ensino” que interagindo no exercício docente, a realidade vivida dentro e fora da sala de aula, será como seu ambiente de trabalho, mas também de reflexão de sua prática e de produção de conhecimento.

Nisto estarão nítidas as seguintes ações:

a)     Compreender os elementos e processos concernentes ao meio natural e ao construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia;

b)     Dominar e aprimorar as abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico;

c)      Produzir e transmitir o conhecimento geográfico como instrumento   para  compreensão e interação do aluno na realidade vivida

d)     Planejar e avaliar o processo de ensino-aprendizagem considerando os Parâmetros Curriculares Nacional para a Geografia ou outras leis e diretrizes que venha interferir na docência no Ensino Fundamental e Médio.

Sistemática de Avaliação

por italo veridiano publicado 30/05/2011

A avaliação do rendimento escolar será realizada por disciplinas e pelo desempenho do aluno perante os objetivos propostos nos planos de ensino. A verificação do alcance dos objetivos será realizada, progressivamente, durante o semestre, através de provas teóricas, trabalhos de campo, seminários, relatórios, etc.

Contudo, vale ressaltar que, a avaliação deve se dar a partir de continuum, compreendendo, basicamente, dois aspectos, a saber

a)     A avaliação deve ser cumulativa e progressiva, isto é, abarcando o processo de formação dos discentes na sua totalidade,  e não o estabelecimento de normatização que define como principio unicamente avaliações isoladas por disciplinas;

b)     A avaliação deve ser desenvolvida tanto em retrospectiva (“cobrança” do que foi ensinado/apreendido) como perspectiva, ou seja, como proposto pelas “Diretrizes curriculares para formação de Professores”, a avaliação deve se dar “não somente como avaliação do conhecimento adquirido, mas a capacidade de acioná-los e de buscar outros para realizar o que é proposto”.

A avaliação do curso será cumulativa e progressiva, a partir do oferecimento das primeiras disciplinas este processo já se inicia e, ao final de cada semestre será feita uma avaliação do que foi planejado e executado. À medida que a implantação das disciplinas for ocorrendo a cada período do curso, além da avaliação daquele período serão levadas em consideração as disciplinas dos períodos anteriores, como forma de avaliar o seu impacto sobre aquelas que estão sendo ministradas.

Desta forma, concluída a implantação de toda a grade curricular a avaliação global do curso se torna mais fácil, cabendo em um segundo momento avaliar a qualidade do profissional formado e suas possibilidades no mercado de trabalho.