Inscrições do Sisu ficam abertas até 10 de janeiro

por gustavo veridiano publicado 06/01/2014

As inscrições para os cursos de graduação da Universidade Federal do Acre (Ufac) por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) tem início nesta segunda-feira (6), exclusivamente via internet, se estendendo até o próximo dia 10. Detalhe relevante: o prazo encerra-se, impreterivelmente, às 23h (de Brasília). “Ou seja, 20h do Acre”, explicou a pró-reitora de Graduação da Ufac, professora Socorro Neri.

Nesta edição, a Ufac está oferecendo 2.050 vagas, sendo 1620 para o campus de Rio Branco e 430 para o campus de Cruzeiro do Sul. Além destas, 130 vagas estão sendo oferecidas por meio de um processo seletivo específico, considerando as notas do Enem [Exame Nacional do Ensino Médio]. “São vagas para os cursos de Psicologia, Música e Letras: Libras/Português”, informou Socorro Neri.

Do ponto de vista da expansão da oferta de vagas, a pró-reitora salientou que duas novas turmas estarão obtendo seu ingresso na Ufac: Medicina (mais 40 vagas) e Letras: Libras/Português. “É importante deixar claro”, garantiu a pró-reitora, “que esse curso de Libras/Português só é ministrado em outras cinco universidades brasileiras, oferecendo uma oportunidade rara de formação para os residentes no Acre”.

No que diz respeito à democratização do ingresso do ensino superior, disse Socorro Neri, “a novidade deste ano é que a Ufac decidiu cumprir em apenas dois anos, em vez de quatro, a Lei 12.711/2012, que estabelece reserva de vagas para alunos que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública. No ano passado foram reservadas 25% das vagas e esse ano serão 50%”.

“Dentro desse percentual de 50% existe reserva de vagas para alunos com renda familiar mensal inferior ou igual a um e meio salário mínimo, bem como de reservas para alunos que se autodeclaram pretos, pardos e indígenas”, acrescentou a pró-reitora de graduação da Ufac.

Uma última informação relevante, ainda no dizer da pró-reitora, “é a de que cada candidato pode se inscrever em dois cursos diferentes de uma mesma instituição ou de instituição distinta. Além disso, é importante que o candidato observe que no período de inscrição no Sisu é possível fazer alteração dos cursos escolhidos, levando em conta a sua conveniência no que diz respeito à nota de corte divulgada pelo MEC”.

Como participar

A inscrição pode ser feita no site do Sisu. Pode se inscrever no Sisu quem fez o Enem em 2013 e não tirou nota zero na redação. O estudante deverá ter em mãos o número de inscrição e a senha no exame. O candidato que estiver sem o número da inscrição ou a senha poderá recuperá-los no site da prova. Será possível optar por até duas opções de curso e especificar a ordem de preferência das vagas.

Lei de Cotas

O candidato deverá selecionar uma das três modalidades de concorrência: ampla concorrência, sistema de ações afirmativas oferecidos pela própria instituição (quando disponível) ou o sistema de cotas regido pela Lei Federal Lei nº 12.711.

A Lei de Cotas exige que, em 2014, o mínimo de 25% das vagas de cada curso nas instituições federais de ensino sejam ocupadas por estudantes de escola pública. Metade deve ser de renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e a proporção de negros e indígenas de cada Estado (segundo o IBGE) deve ser respeitada entre os cotistas.

Nota de corte

Algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá uma mensagem com esta informação.

Diariamente, a partir de terça-feira (7), o Sisu irá informar a nota de corte para cada curso (a nota mínima no Enem necessária para ocupar a vaga) e a classificação estimada dos candidatos. Com base nessas informações, será possível trocar de opção de curso caso a nota seja insuficiente.

A classificação é apenas provisória e irá variar conforme a quantidade de inscritos e a nota de cada um deles. Ela não garante a seleção do estudante para a vaga. Por isso, é importante que o candidato monitore o sistema diariamente para acompanhar a sua situação.

Ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados e o boletim de acompanhamento irá trazer a classificação e resultado final. O candidato que não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso nas chamadas regulares e aquele selecionado na segunda opção poderá aderir posteriormente à lista de espera. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 13 de janeiro e o da segunda, no dia 27.

Cronograma do Sisu 2014

Início das inscrições

6 de janeiro

Fim das inscrições