Inscrições do Sisu ficam abertas até 10 de janeiro
As inscrições para os cursos de graduação da Universidade Federal do Acre (Ufac) por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) tem início nesta segunda-feira (6), exclusivamente via internet, se estendendo até o próximo dia 10. Detalhe relevante: o prazo encerra-se, impreterivelmente, às 23h (de Brasília). “Ou seja, 20h do Acre”, explicou a pró-reitora de Graduação da Ufac, professora Socorro Neri.
Nesta edição, a Ufac está oferecendo 2.050 vagas, sendo 1620 para o campus de Rio Branco e 430 para o campus de Cruzeiro do Sul. Além destas, 130 vagas estão sendo oferecidas por meio de um processo seletivo específico, considerando as notas do Enem [Exame Nacional do Ensino Médio]. “São vagas para os cursos de Psicologia, Música e Letras: Libras/Português”, informou Socorro Neri.
Do ponto de vista da expansão da oferta de vagas, a pró-reitora salientou que duas novas turmas estarão obtendo seu ingresso na Ufac: Medicina (mais 40 vagas) e Letras: Libras/Português. “É importante deixar claro”, garantiu a pró-reitora, “que esse curso de Libras/Português só é ministrado em outras cinco universidades brasileiras, oferecendo uma oportunidade rara de formação para os residentes no Acre”.
No que diz respeito à democratização do ingresso do ensino superior, disse Socorro Neri, “a novidade deste ano é que a Ufac decidiu cumprir em apenas dois anos, em vez de quatro, a Lei 12.711/2012, que estabelece reserva de vagas para alunos que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública. No ano passado foram reservadas 25% das vagas e esse ano serão 50%”.
“Dentro desse percentual de 50% existe reserva de vagas para alunos com renda familiar mensal inferior ou igual a um e meio salário mínimo, bem como de reservas para alunos que se autodeclaram pretos, pardos e indígenas”, acrescentou a pró-reitora de graduação da Ufac.
Uma última informação relevante, ainda no dizer da pró-reitora, “é a de que cada candidato pode se inscrever em dois cursos diferentes de uma mesma instituição ou de instituição distinta. Além disso, é importante que o candidato observe que no período de inscrição no Sisu é possível fazer alteração dos cursos escolhidos, levando em conta a sua conveniência no que diz respeito à nota de corte divulgada pelo MEC”.
Como participar
A inscrição pode ser feita no site do Sisu. Pode se inscrever no Sisu quem fez o Enem em 2013 e não tirou nota zero na redação. O estudante deverá ter em mãos o número de inscrição e a senha no exame. O candidato que estiver sem o número da inscrição ou a senha poderá recuperá-los no site da prova. Será possível optar por até duas opções de curso e especificar a ordem de preferência das vagas.
Lei de Cotas
O candidato deverá selecionar uma das três modalidades de concorrência: ampla concorrência, sistema de ações afirmativas oferecidos pela própria instituição (quando disponível) ou o sistema de cotas regido pela Lei Federal Lei nº 12.711.
A Lei de Cotas exige que, em 2014, o mínimo de 25% das vagas de cada curso nas instituições federais de ensino sejam ocupadas por estudantes de escola pública. Metade deve ser de renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e a proporção de negros e indígenas de cada Estado (segundo o IBGE) deve ser respeitada entre os cotistas.
Nota de corte
Algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá uma mensagem com esta informação.
Diariamente, a partir de terça-feira (7), o Sisu irá informar a nota de corte para cada curso (a nota mínima no Enem necessária para ocupar a vaga) e a classificação estimada dos candidatos. Com base nessas informações, será possível trocar de opção de curso caso a nota seja insuficiente.
A classificação é apenas provisória e irá variar conforme a quantidade de inscritos e a nota de cada um deles. Ela não garante a seleção do estudante para a vaga. Por isso, é importante que o candidato monitore o sistema diariamente para acompanhar a sua situação.
Ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados e o boletim de acompanhamento irá trazer a classificação e resultado final. O candidato que não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso nas chamadas regulares e aquele selecionado na segunda opção poderá aderir posteriormente à lista de espera. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 13 de janeiro e o da segunda, no dia 27.
Cronograma do Sisu 2014
Início das inscrições |
6 de janeiro |
Fim das inscrições |
10 de janeiro (às 23h59 do horário de Brasília) |
Primeira chamada |
13 de janeiro |
Matrícula da primeira chamada |
17, 20 e 21 de janeiro |
Segunda chamada |
27 de janeiro |
Matrícula da segunda chamada |
31 de janeiro, 3 e 4 de fevereiro |
Inscrição na lista de espera |
27 de janeiro a 7 de fevereiro (às 23h59) |
Postado em: 06/01/2014.