Módulo II – Janeiro a março de 2008

por italo veridiano publicado 01/06/2011

Disciplina

Ementa

C/H

Créditos

LE 242  – Língua Espanhola Instrumental

Gramática elementar intermediária, aplicada a textos relativos à área de estudo. Leitura e compreensão de textos

60

 

 

 

2-1-0

GE-064 – Cartografia V

 

Histórico da cartografia. Elementos básicos para representação de superfície terrestre (coordenadas geográficas, projeções gráficas, escala e linguagem cartográfica). Leitura e interpretação de mapas e cartas. Cartometria. Perfil topográfico. Gráficos.

 

 

 

 

90

 

 

 

 

4-1-0

GE255 – Geomorfologia Estrutural e Climática

A Geomorfologia no contexto da ciência geográfica. Relevos estruturais e organização espacial. Mecanismo morfoclimático. Paleoclimas e paleoformas. As grandes zonas morfoclimáticas da Terra. Domínios morfoclimáticos do Brasil.

90

4-1-0

ED334 – Organização da Educação Básica e Legislação do Ensino III

A Educação Básica – Educação Infantil. Ensino Fundamental e Médio – no contexto das políticas educacionais e da legislação de ensino: LDBEN 9394-96, PNE Lei 9224/96-FUNDEF e Legislação estadual do ensino.

60

4-0-0

GE281 – Formação Econômica e Territorial Brasileira

A expansão dos domínios luso e espanhol em terras americanas. Bases histórico-geográficas da ocupação do espaço brasileiro. As atividades econômicas e a formação territorial brasileira. A delimitação das fronteiras políticas.

60

4-0-0

GE192 – Geografia Agrária

Paradigmas do estudo do campo. Relações de produção socioeconômicas e questões socioambientais agrárias. Produções econômicas, sociais e territoriais agrárias brasileiras. O trabalhador familiar rural face à resistência e luta pela terra.

60

2-1-0

GE171 – Geografia da População

População mundial, nacional e regional. Estruturas, composições, densidades, mobilidades e movimentos populacionais; emigração, imigração e migração: topofilia, topofobia, identidade, alteridade, etnias e classes sociais. A população, a política, a economia, os territórios e os lugares.

60

2-1-0

ED521 – Psicologia da Educação XII

Estudo do processo de desenvolvimento psicológico a partir das tendências associacionistas e mediacionais. A promoção do desenvolvimento do processo cognitivo e da aprendizagem. As práticas educativas escolares, familiares e sociais como promotores dos processos de desenvolvimento psicológico e aprendizagem.

60

4-0-0

ED578 – Investigação e Prática Pedagógica IX

Atividade de cunho investigativo realizada através da observação e reflexão com ênfase na sala de aula, visando vivenciar e experienciar atividades com o professor da escola: planejamento de ensino (reuniões pedagógicas, organização de situações de ensino e aprendizagem, seleção de materiais curriculares, avaliação), em escolas de Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio.

60

0-2-0

GE450 – Teoria da Região e Regionalização

As categorias de análise em Geografia. A região em geografia e suas perspectivas. Critérios de regionalização. Classificação das Regiões. Organização e reorganização do espaço regional

60

4-0-0