Disciplinas Optativas
Cód/Disciplina |
Ementa |
C/H |
Créditos |
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CFCH222 – Geografia do Trabalho |
Relação Capital/Trabalho/Estado e rebatimentos territoriais. Território e relações de produção capitalistas e não-capitalistass. Organização e representatividade do Trabalho e do Capital e gestão do território. Trabalho, cidade, campo e floresta: territorialização, territorialidade e poder. |
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2-1-0 |
CFCH223 – Geografia e Literatura |
O espaço, a paisagem, os territórios e os lugares na Literatura. Do espaço literário-ficcional ao espaço material-real. Espaço e Literatura da Amazônia e do Acre. |
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2-1-0 |
CFCH199 – Quantificação Aplicada à Geografia |
Quantificação em geografia – geografia, métodos científicos e quantificação. Levantamento de informações em geografia. Mensuração, amostragem. Descrição estatística. Estatística espacial. Correlação linear simples. Regressão linear simples e similiaridade em classificação espacial. |
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4-0-0 |
CFCH225 – Geografia Cultural |
Relações inter-étnicas nos territórios e nos lugares. Espaços de experiência, vivência, conflitos e alteridade. Espaço e identidade. Mulheres e homens, a comunidade, o rural, a floresta, a cidade, a sociedade e a multi-territorialidade. A toponímia, o imaginário, o cotidiano, o pensar e o fazer, a cultura material e imaterial nos lugares e territórios. |
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2-1-0 |
CFCH226 - Geografia, linguagens e ensino |
A Geografia nas manifestações culturais populares, na música, no cinema, na fotografia e nas artes plásticas. A oralidade e os lugares. Pesquisa, criação e produção de material didático nos/pelos lugares das cidades, do rural e da floresta. |
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2-1-0 |
CFCH245 – Trabalho de Campo em Geografia |
Orientações gerais para o desenvolvimento de um trabalho de campo com escolares. Desenvolvimento do olhar geográfico, registro e representação do espaço em diferentes linguagens. |
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2-1-0 |
CFCH224 – Geografia e Movimentos Sociais |
História dos Movimentos Sociais. Espacialização e territorialização dos movimentos sociais no campo e na cidade. As nações indígenas e a luta por territórios imemoriais. Seringueiras e seringueiros na luta pela terra no Acre. |
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2-1-0 |
CFCH212 – Geoecologia, Desenvolvimento e Sustentabilidade |
Critica ao desenvolvimento mundial: os movimentos de contestação e a corrente ecodesenvolvimentista; o desenvolvimento sustentável como proposta conciliadora para a economia capitalista. A questão ambiental no âmbito das relações geopolíticas do desenvolvimento global. Pobreza e degradação ambiental. Movimentos ecológicos versus movimentos ambientais. Preservação e conservação da natureza no contexto integral do desenvolvimento: Reflexões críticas a partir das dimensões sociais e territoriais da política ambiental brasileira”. Questões ecológicas, ambientais e sustentabilidade na Amazônia-acreana. |
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2-1-0 |
CELA316 – Língua Espanhola Instrumental I |
Gramática elementar intermediária, aplicada a textos relativos à área de estudo. Leitura e compreensão de textos |
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2-1-0 |
CELA307– Língua Inglesa Instrumental I |
Gramática de nível elementar aplicada a textos relativos à área de estudo. Leitura e compreensão de textos |
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2-1-0 |
CELA325 – Língua Francesa Instrumental I |
Gramática elementar aplicada a textos relativos à área de estudo. Leitura e compreensão de textos |
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2-1-0 |
CFCH109 – História da Amazônia |
A problemática da História da Amazônia: a questão dos métodos e das fontes. Os povos indígenas da Amazônia no momento da chegada dos colonizadores europeus. A conquista da Amazônia. A formação do aparelho do Estado local e a sociedade urbana. A borracha e a integração da Amazônia e a expansão do capitalismo. |
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2-1-0 |
CFCH096 – História do Acre I |
Aspectos físicos e geográficos do Acre; A ocupação da Amazônia em geral e do Acre em particular; o homem acreano; A questão acreana e o Tratado de Petrópolis; Evolução política, econômica e social do Acre. |
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2-2-0 |