Sistemática de Avaliação
A avaliação do rendimento escolar será realizada por disciplinas e pelo desempenho do aluno perante os objetivos propostos nos planos de ensino. A verificação do alcance dos objetivos será realizada, progressivamente, durante o semestre, através de provas teóricas, trabalhos de campo, seminários, relatórios, etc.
Contudo, vale ressaltar que, a avaliação deve se dar a partir de continuum, compreendendo, basicamente, dois aspectos, a saber
a) A avaliação deve ser cumulativa e progressiva, isto é, abarcando o processo de formação dos discentes na sua totalidade, e não o estabelecimento de normatização que define como principio unicamente avaliações isoladas por disciplinas;
b) A avaliação deve ser desenvolvida tanto em retrospectiva (“cobrança” do que foi ensinado/apreendido) como perspectiva, ou seja, como proposto pelas “Diretrizes curriculares para formação do profissional”, a avaliação deve se dar “não somente como avaliação do conhecimento adquirido, mas a capacidade de acioná-los e de buscar outros para realizar o que é proposto”.
A avaliação do curso será cumulativa e progressiva, a partir do oferecimento das primeiras disciplinas este processo já se inicia e, ao final de cada semestre será feita uma avaliação do que foi planejado e executado. À medida que a implantação das disciplinas for ocorrendo a cada período do curso, além da avaliação daquele período serão levadas em consideração as disciplinas dos períodos anteriores, como forma de avaliar o seu impacto sobre aquelas que estão sendo ministradas.
Desta forma, concluída a implantação de toda a grade curricular a avaliação global do curso se torna mais fácil, cabendo em um segundo momento avaliar a qualidade do profissional formado e suas possibilidades no mercado de trabalho.