Histórico e Formação
O Curso de Licenciatura Plena em Geografia da UFAC tem sua origem no início da década de 1970, quando foi criado o Curso de Licenciatura Curta em Estudos Sociais.
Em 1978 o Curso de Estudos Sociais foi reformulado e criado o curso de Licenciatura Plena em Geografia, através da portaria n.º 7.627 de 12-12-1978 do Conselho Federal de Educação, o qual foi reconhecido pelo Decreto Presidencial n.º 83.151 de 12-02-1979.
O currículo adotado naquele momento para o Curso de Licenciatura Plena em Geografia foi montado segundo o parecer n.º 412/1962 e da resolução S/N de 19–12-1962 do Conselho Federal de Educação. O curso tinha duração de 8 semestres, num total de 2.700 horas, distribuídas entre o Ciclo Básico e o Ciclo Profissional.
Em 1984, tiveram início novas discussões que objetivavam reformular o Curso de Geografia como parte de um movimento de renovação da ciência geográfica, que buscava uma redefinição do papel da geografia enquanto ramo do conhecimento, que deveria ajudar a formar cidadãos capazes de decodificar a realidade. Assim, em 1990, uma nova proposta de curso – Licenciatura Plena em Geografia – foi aprovada através da Resolução n.º 17 de 12-12-1990 do CEPEX.
O currículo adotado nesta proposta de 1990 (currículo em vigor), está organizado, também, de acordo com o currículo mínimo estabelecido pelo Parecer n.º 412/62, de 19-12-1962 e da Resolução S.N., de 19-12-1962 do Conselho Federal de Educação e pela Resolução n.º 14 de 18-09-1987 da Câmara de Extensão, Pesquisa e Ensino da UFAC. Esta última regulamenta a formação pedagógica para os cursos de licenciatura.
Este curso tem a sua matriz curricular organizada em torno de núcleos, sendo: um Núcleo Específico da Ciência Geográfica, um Núcleo de Disciplinas de Caráter Pedagógico e um Núcleo de Disciplinas Complementares.
O Núcleo Específico da Ciência Geográfica possui uma carga horária de 1.880 horas e é constituído de disciplinas de caráter geográfico. O Núcleo de Disciplinas de Caráter Pedagógico possui uma carga horária de 480 horas e é formado por disciplinas voltadas para a discussão pedagógica. O Núcleo de Disciplinas Complementares possui uma carga horária de 540 horas e é constituído por disciplinas de outros departamentos, que contemplam uma interação com os conteúdos geográficos.
Para a integralização do curso o discente precisava cursar 2.880 horas aulas, distribuídas em 08 semestres, sendo que os 04 primeiros formam o Tronco Comum, o qual é cursado conjuntamente com a modalidade de Bacharelado e, os outros 04 semestres formam o Tronco Diversificado, é composto por disciplinas de conteúdo geográfico e de planejamento e pelas disciplinas de caráter pedagógico.
Neste momento, uma nova reformulação se concretiza, com a apresentação desta proposta, que está orientada pela:
a) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.º 9.394 de 20 de Dezembro de 1996 – que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional;
b) Resolução do Conselho Nacional de Educação n.º 01 de 18 de fevereiro de 2002 – que ‘institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena’;
c) Resolução do Conselho Nacional de Educação n.º 02 de 19 de fevereiro de 2002 – que ‘institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior’;
d) Diretrizes Curriculares para os Cursos de Geografia aprovadas em 03-04-2001 pelo Conselho Nacional de Educação.